Bula do remédio Imovane


Imovane

Bula do remédio Imovane. Classe terapêutica dos Indutores do Sono. Princípios Ativos Zopiclone.

Indicação

Para que serve?

Todos os tipos de insônia, tendo sido demonstrado sua atividade como hipnótico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Hipersensibilidade conhecida ao zopiclone; insuficiência respiratória severa, crianças menores de 15 anos.

Posologia

Como usar?

A dose habitual para adultos é de 1 comprimido (7,5 mg), antes de deitar-se. Em casos de insônia leve, em pacientes idosos e/ou pacientes com insuficiência hepática, o tratamento pode ser iniciado com a dose de 3,75 mg (meio comprimido). Em pacientes portadores de insônia persistente e severa, a dose pode ser aumentada até 15 mg por dia. Recomenda-se não prolongar o seu uso indefinidamente. – Superdosagem: manifesta-se por sono extremamente profundo, por vezes até comatoso, de acordo com a quantidade ingerida. O tratamento é sintomático e deve ser feito em meio especializado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Foram observados, de acordo com a dose e a sensibilidade individual do paciente, alguns efeitos desagradáveis, tais como: sonolência matinal residual; sensação de boca amarga e/ou secura do boca; hipotonia muscular; amnésia anterógrada; sensação de embriaguez; em alguns pacientes, pode-se observar reações paradoxais como irritabilidade, agressividade, subexcitação, síndrome de confusão onírico (própria dos sonhos); cefaléia, astenia. A retirada abrupta do medicamento após tratamento prolongado pode acarretar a possibilidade de incidentes menores, como irritabilidade, ansiedade, mialgias, tremores, insônia e pesadelos, náuseas e vômitos e, excepcionalmente, de incidentes maiores (geralmente precedidos de sintomas menores) como convulsões e estado de mal mioclônico com síndrome confusional.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Apesar de não terem sido encontradas reações embriotóxicas ou teratogênicas nos estudos realizados com animais, Imovane não deve ser administrado à mulheres grávidas; também está desaconselhado no período de lactação, pois o zopiclone é excretado no leite materno. Em pacientes com miastenia, devido à possível acentuação da fatigabilidade muscular, a administração de Imovane deve ser feita sob cuidadosa vigilância médica. Em caso de insuficiência respiratória moderada, é recomendável adaptar-se a posologia. A mesma atenção deve ser dada a pacientes portadores de insuficiência hepática severa e/ou insuficiência renal. A ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas depressoras do SNC, na vigência do tratamento com Imovane, está formalmente desaconselhada. Os pacientes que conduzem veículos ou utilizam-se de máquinas potencialmente perigosas devem tomar cuidados especiais devido ao risco de sonolência residual no dia seguinte à ingestão do medicamento. Interações medicamentosas: o Imovane apresenta sinergismo com os depressores neuromusculares (curarizantes, miorrelaxantes); outros medicamentos depressores do SNC (em particular, os neurolépticos).

Composição

Cada comprimido contém: zopiclone 7,5 mg,excipientes q.s.p. 1 comprimido. Excipientes: lactose, fosfato bicálcico, amido, carboximetilamino sódico, estearato de magnésio, metilhidroxipropil celulose, dióxido de titânio.

Apresentação

Estojo com 20 comprimidos.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

SAC: 0800-112300