Bula do remédio Glautimol 0,5%


Glautimol 0,5%

Bula do remédio Glautimol 0,5%. Classe terapêutica dos Colirios (outros). Princípios AtivosMaleato de Timolol.

Indicação

Para que serve?

Redução da pressão intra-ocular elevada em pacientes com glaucoma crônico de ângulo aberto, glaucoma em afácicos, bem como em alguns pacientes com glaucoma secundário. Pacientes com pressão intra-ocular elevada que respondem mal à terapia múltipla antiglaucomatosa podem se beneficiar com o uso de Glautimol.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Hipersensibilidade ao maleato de timolol. Pacientes com asma brônquica ou com história de asma brônquica ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Broncospasmo. Bradicardia sinusal. Bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus; insuficiência cardíaca manifesta. Choque cardiogênico.

Posologia

Como usar?

Instilar 1 gota de Glautimol 0,5% no olho afetado 2 vezes por dia. A avaliação da resposta ao Glautimol, através da determinação da pressão intra-ocular, deverá ser feita após 4 semanas de tratamento, aproximadamente. Se a pressão intra-ocular for mantida em níveis satisfatórios, o esquema posológico pode ser alterado para 1 gota no olho afetado 1 vez por dia. Devido às variações diurnas da pressão intra-ocular, a resposta é melhor determinada medindo-se a pressão intra-ocular em diferentes horários durante o dia. Doses maiores que 1 gota de Glautimol 0,5% 2 vezes por dia não parecem produzir maior diminuição da pressão intra-ocular. Assim, se a resposta clínica não for satisfatória, deve-se considerar a instituição de terapêutica complementar com mióticos e/ou epinefrina e/ou inibidores da anidrase carbônica, estes por via sistêmica. Quando o paciente está sendo transferido de outro agente antiglaucomatoso, manter, no primeiro dia, o medicamento anterior e utilizar também 1 gota de Glautimol 0,5% 1 vez por dia. No dia seguinte interromper o medicamento anteriormente usado e continuar com o Glautimol. Se uma posologia maior for necessária, 1 gota de Glautimol 0,5% deve ser instilada 2 vezes por dia. Quando o paciente está sendo transferido de um esquema de vários agentes antiglaucomatosos é necessária uma individualização. Dependendo da resposta clínica ao Glautimol, um ou mais agentes poderão ser interrompidos. Os ajustes deverão envolver um agente por vez a intervalos não menores que uma semana. Se o paciente estiver em tratamento com outro agente bloqueador beta-adrenérgico, este deve ser interrompido antes do início do tratamento com Glautimol.

Composição

Cada ml contém: timolol (na forma de maleato detimolol) 5,0 mg. Veiculo q.s.p. 1,0 ml.

Apresentação

Frascos plásticos conta-gotas contendo 5 ml.

Laboratório

Alcon

Alcon Laboratórios do Brasil Ltda.: Av. N.S. da Assunção, 736 05359-001, São Paulo – SP; CNPJ 60.412.327/0013-36 – Indústria Brasileira; -sacbrasil@alconlabs.com; – SAC: 0800 7077908.