Bula do remédio Gentamicina


Gentamicina

Bula do remédio Gentamicina. Classe terapêutica dos Antibióticos. Princípios Ativos Gentamicina.

Indicação

Para que serve?

Gentamicina injetável é um antibiótico indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias, em adultos e crianças. Além disso, Gentamicina em colírio pode ser indicada para o tratamento de infecções externas nos olhos, como conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera de córnea blefarite, blefaroconjuntivite ou dacriocistite.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Está contraindicada para pacientes com historial de alergia à Gentamicina, a outros antibióticos aminoglicosídeos como amicacina, canamicina ou neomicina e para pacientes com alergia a algum outro componente da fórmula.

Posologia

Como usar?

Gentamicina injetável

  • As quantidades a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico pois dependem da infecção a tratar e do seu peso corporal.
  • Pode ser administrado por via intramuscular, intravenosa ou através de terapia inalatória, e é um medicamento que apenas deve ser administrado por um profissional de saúde treinado ou segundo as instruções fornecidas pelo médico.

Gentamicina colírio

  • Geralmente, a dose recomendada é de 2 gotas aplicadas no olho afetado, administradas 3 a 4 vezes por dia ou de acordo com indicação médica.
  • Deve ser administrado diretamente no olho utilizando o conta-gotas, tendo o cuidado de evitar o contacto com o olho ou com estruturas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais podem incluir tontura, vertigem, tinido, zumbido nos ouvidos, perda de audição, problemas graves de respiração, lentidão de movimentos, confusão, depressão, problemas de visão, diminuição do apetite, perda de peso, pressão baixa e pressão alta, manchas na pele, coceira, urticaria na pele, sensação de queimação na pele, inchaço da garganta, alergias graves, febre, dor de cabeça, enjoos, vômitos, aumento da produção de saliva, aftas na boca, manchas roxas na pele, queda de cabelo ou dores nas articulações e juntas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, problemas ou doenças nos rins, queimaduras extensas sobre a pele, se tiver problemas no sistema nervoso e músculos, comomiastenia gravis, parkinsonismo ou botulismo infantil ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento é recomendada a ingestão de bastante água durante o tratamento, para manter a hidratação adequada. Além disso, durante o tratamento caso sinta sintomas como enjoos, tontura, zumbido no ouvido ou diminuição da audição, deve consultar o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento pode ocorrer o crescimento de organismos não sensíveis ao Sulfato de Gentamicina, que podem causar infecções secundarias indesejadas. Além disso, Gentamicina injetável contém Bissulfito de Sódio, um composto que pode causar reações alérgicas graves, incluindo reações anafiláticas ou crises de asma.

Pacientes que utilizem lentes de contacto, devem remover as lentes antes de aplicar Gentamicina colírio, e após a aplicação do medicamento, devem esperar um mínimo de 15 minutos antes de recolocar lentes de contacto.

O tratamento nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Gentamicina 10 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 10 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 40 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 40 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 60 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 40 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 80 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 40 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 120 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 80 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 160 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina __________________________ 80 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

Gentamicina 280 mg por cada 1 ml de solução injetável contém:

Sulfato de Gentamicina _________________________ 140 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: metabissulfito de sódio, edetato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio e água para injeção.

Gentamicina colírio por cada 1 ml, cerca de 28 gotas, contém:

Sulfato de Gentamicina ___________________________ 5 mg

– Equivalente a 3,0 mg de Gentamicina base

Veículos ________________________________________ 1 ml

(Veículos: álcool polivinílico, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, cloreto de sódio, edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, hidróxido de sódio, ácido cloridríco e água purificada).

Farmacocinética

Como funciona?

É um antibiótico aminoglicosídeo que tem na sua composição Sulfato de Gentamicina, um composto capaz de inibir a produção de proteínas pelas bactérias, o que provoca a sua morte. Deste modo, é capaz de combater eficazmente infecções causadas por bactérias sensíveis ao composto. Gentamicina é usada para infecções causadas por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus sp., Escherichia coli, Klebsiella- Enterobacter Serratia sp., Citrobacter sp., Providencia sp., Staphylococcus sp. e Neisseria gonorrhoeae.

Após administração por injeção intramuscular, a concentração máxima do medicamento no sangue geralmente ocorre cerca de 30 a 60 minutos após a sua administração.

Interações Medicamentosas

Não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como antibióticos aminoglicosídeos, antibióticos cefalosporínicos, vancomicina, polimixina B, colistina, organoplatínicos, elevadas doses de metotrexato, pentamidina, ifosfamida, foscarnet, drogas antivirais como aciclovir, ganciclovir, adefovir, cidofovir ou tenovir, anfotericina B, imunossupressores como ciclosporina ou tacrolimo, produtos de contraste de iodo, diuréticos potentes como ácido etacrínico ou furosemida, bloqueadores neuromusculares como succinilcolina, tubocurarina ou decametônio, anestésicos ou transfusões sanguíneas maciças de citrato não coagulado, antibióticos betalactâmicos como penicilinas ou cefalosporinas.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Gentamicina deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, as doses nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Laboratório

Geyer Medicamentos S.A.

Telefone: +55 (51) 3092-7200

Gentamicina injetável também pode ser conhecida comercialmente como Garamicina e outros antibióticos podem ser Ciprofloxacino 500 mg, Mefoxin ou Ampicilina.

Dizeres Legais:

Gentamicina 10 mg: MS: 1.0186.0002.0019 | Farm. Resp.: Amanda Bermejo Oba.

Gentamicina 40 mg: MS: 1.0186.0002.0027 | Farm. Resp.: Amanda Bermejo Oba.

Gentamicina 80 mg: MS: 1.0186.0002.0035 | Farm. Resp.: Amanda Bermejo Oba.

Gentamicina 60, 120, 160 ou 280 mg: MS: 1.0093.0046 | Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes.