Bula do remédio Donila Duo


Donila Duo

Bula do remédio Donila Duo. Classe terapêutica dos Inibidores da Colinesterase. Princípios Ativos Cloridrato de Donepezila e Cloridrato de memantina.

Indicação

Para que serve?

Donila Duo é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer, em adultos.

Posologia

Como usar?

Os comprimidos de Donila Duo devem ser engolidos inteiros, sem partir, partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e com ou sem alimentos. Geralmente, a dose diária recomendada é de 10 mg por dia de Donepezila juntamente com 20 mg por dia de Memantina, administrados 1 vez por dia, de acordo com indicação médica.

As doses recomendadas e a duração do tratamento com Donila Duo devem ser indicadas pelo seu médico, pois vão depender do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Donila Duo podem incluir diarreia, cãibras musculares, fadiga, náusea, vômito, insônia, dor de cabeça, dor, resfriado comum, problemas abdominais ou tontura.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Donila Duo está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com alergia à Donepezila, à Memantina ou a algum outro componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Donila Duo tem na sua composição Donepezila, um composto capaz de aumentar a concentração da Acetilcolina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante nos mecanismos de memória. Além disso, tem também na sua composição Memantina, um composto que atua nos receptores N-metil-D-aspartato, receptores estes que estão envolvidos na transmissão de sinais nervosos em áreas do cérebro importantes, como as áreas para aprendizagem e memória.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Donila Duo, deverá falar com o seu médico se pretender administrar o medicamento a crianças, tiver doenças ou problemas cardiovasculares, renais ou hepáticos, historial de infarto do miocárdio, pressão alta, doenças ou problemas no estômago ou intestinos como úlceras ou sangramentos, estiver em tratamento com anti-inflamatórios não esteroides, tiver epilepsia, historial de asma ou de doença pulmonar obstrutiva ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Donila Duo caso sinta sintomas como diarreia, náusea ou vômito, deve consultar o seu médico. Além disso, durante o tratamento com Donila Duo deve informar o seu médico de que se encontra em tratamento caso necessite de realizar alguma cirurgia com anestesia.

Durante o tratamento com Donila Duo deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar fadiga, tontura e cãibras musculares, podendo a habilidade e atenção estar prejudicadas.

O tratamento com Donila Duo nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Donila Duo, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Donila Duo 10 mg + 5 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de donepezila _________________________ 10 mg
– Equivalente a 9,12 mg de Donepezila
Cloridrato de memantina __________________________ 5 mg
– Equivalente a 4,16 mg de Memantina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, lactose microcristalina, amido, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio e corante amarelo FDC no 6 laca).

Donila Duo 10 mg + 10 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de donepezila _________________________ 10 mg
– Equivalente a 9,12 mg de Donepezila
Cloridrato de memantina _________________________ 10 mg
– Equivalente a 8,31 mg de Memantina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, lactose microcristalina, amido, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ál- cool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio e corante azul FDC no 2 laca).

Donila Duo 10 mg + 15 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de donepezila _________________________ 10 mg
– Equivalente a 9,12 mg de Donepezila
Cloridrato de memantina _________________________ 15 mg
– Equivalente a 12,47 mg de Memantina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, lactose microcristalina, amido, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ál- cool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, corante azul FDC no 2 laca e corante amarelo FDC no 6 laca).

Donila Duo 10 mg + 20 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de donepezila _________________________ 10 mg
– Equivalente a 9,12 mg de Donepezila
Cloridrato de memantina _________________________ 20 mg
– Equivalente a 16,62 mg de Memantina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, lactose microcristalina, amido, povidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, ál- cool polivinílico, macrogol, talco e dióxido de titânio).

Interações Medicamentosas

Donila Duo não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros inibidores da colinesterase, cetoconazol, quinidina, itraconazol, eritromicina, fluoxetina, rifampicina, fenitoína, carbamazepina, álcool, succinilcolina, outros bloqueadores neuromusculares, agonistas colinérgicos, betabloqueadores, barbitúricos, neurolépticos, agentes antiespasmódicos, dantroleno, baclofeno, amantadina, cetamina, dextrometorfano, cimetidina, ranitidina, procaínamida, quinidina, quinina, nicotina,
hidroclorotiazida e anticoagulantes orais.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Donila Duo deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Donila Duo nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Aché

– SAC 0800 701 6900

Outros remédios para o tratamento da doença de Alzheimer, além de Donila Duo, podem ser Ebix, Aricept ou Zider.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0573.0467
Farm. Resp.: Gabriela Mallmann