Bula do remédio Curativo de Silicone


Curativo de Silicone

Bula do remédio Curativo de Silicone. Princípios Ativos Silicone.

Indicação

Para que serve?

É indicado para cuidar de cicatrizes, pós-cirúrgicas e queloides, em adultos e crianças.

E também é comercializado pelas marcas Mepiform, Mepitel, Mepilex ou Mepilex AG.

Posologia

Como usar?

O Curativo de Silicone deve ser aplicado nas áreas afetadas, uma vez por dia, durante um período mínimo de 2 meses, e seu tempo de utilização ao longo do dia pode ser aumentado gradualmente ao longo do tratamento, de acordo com indicação médica. Geralmente, o Curativo de Silicone deve ser administrado do seguinte modo: começar por retirar o papel protetor e se necessário cortar o penso à medida da cicatriz. Seguidamente, aplicar o curativo sobre a cicatriz e deixar a atuar durante o tempo indicado pelo seu médico.

O Curativo de Silicone deve ser trocado diariamente, após a limpeza da cicatriz, e geralmente não necessita de fixação adicional, pois costuma ser um curativo auto-aderente.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A bula do produto não refere efeitos de colaterais.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A aplicação do Curativo de Silicone é contraindicada em pele molhada, com cortes, feridas abertas ou ainda com creme não completamente absorvido.

Farmacocinética

Como funciona?

O Curativo de Silicone é, geralmente, um curativo auto-aderente, impermeável e com fator de proteção ultravioleta, específico para o cuidado dermatológico das zonas da pele com cicatrizes ou queloides. Uma cicatriz é o resultado final de um processo de cicatrização de uma lesão, que pode ser o resultado de uma cirurgia ou ferida acidental, e o seu tecido é mais frágil, menos elástico e vascularizado, e geralmente, mais pigmentado que o tecido normal.

O silicone de micro aderência seletiva presente na fórmula do curativo, vai ajudar a melhorar o aspecto geral, a elasticidade e a coloração da pele com cicatrizes, cuidando, suavizando e melhorando a sua estética.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de aplicar o Curativo de Silicone, é recomendado que limpe e seque bem a zona afetada, para este possa aderir corretamente à pele. Além disso, o Curativo apenas deve ser aplicado em pele já cicatrizada, não dendo ser aplicado em pele quebrada.

Curativo de Silicone pode ser usado durante as atividades diárias comuns, e cada unidade, ou pedaço recortado, pode geralmente ser reutilizado durante 7 dias. Além disso, o Curativo de Silicone possui geralmente um fator de proteção solar que protege a cicatriz do Sol e raios UV.

Para o caso de tratamento de cicatrizes pós cirúrgica, Curativo de Silicone apenas deve ser usado 15 dias após a retirada dos pontos, e segundo indicação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula do produto não refere efeitos de superdosagem.

Curativo de Silicone pode ser usado para cicatriz de abdominoplastia?

Sim, Curativo de Silicone pode ser usado para disfarçar uma cicatriz de abdominoplastia, segundo indicação médica, pois é indicado para cicatrizes pós-cirurgia.

Laboratório