Bula do remédio Azmacort


Azmacort

Bula do remédio Azmacort.

Indicação

Para que serve?

É indicado somente para pacientes que necessitam de tratamento crônico com corticosteróides para o controle dos sintomas de asma brônquica. Esses pacientes abrangeriam todos aqueles que já estão recebendo corticosteróides sistêmicos e pacientes selecionados que estão inadequadamente controlados nos esquemas sem corticosteróides e nos quais o tratamento com corticosteróides não foi realizado devido à preocupação com os efeitos adversos potenciais.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Para alívio da asma que pode ser controlada com broncodilatadores e outros medicamentos não-esteroidais. Em pacientes que não necessitam de tratamento corticosteróide com freqüência. No tratamento de bronquite não asmática.
Azmacort Inalador Oral é contraindicado no tratamento primário do estado de mal asmático ou outros episódios agudos de asma em que são necessárias medidas intensivas. Hipersensibilidade a quaisquer ingredientes desta preparação contraindica o uso deste produto.

Posologia

Como usar?

Todos os pacientes devem ser orientados para usar o Azmacort Inalador Oral regularmente todos os dias, ao invés de apenas quando sentirem necessidade.
Não é garantida a liberação de doses confiáveis após 240 ativações, devendo os pacientes serem advertidos contra o uso mais prolongado das embalagens individuais.
Recomenda-se uma higiene oral adequada, incluindo a lavagem da boca após a inalação. Adultos: a dose habitual é de duas inalações (aproximadamente 200 mcg) administradas 3 a 4 vezes ao dia. A ingestão diária máxima não deve exceder 16 inalações (1.600 mcg) em adultos.
Crianças de 6 a 12 anos: a dose habitual é de 1 a 2 inalações (de 100 a 200 mcg) administradas 3 a 4 vezes ao dia, de acordo com a resposta do paciente. A ingestão diária máxima não deve exceder 12 inalações (1.200 mcg) em crianças de 6 a 12 anos de idade.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Foram relatados alguns casos de candidíase oral (vide Advertências). Além disso, alguns pacientes medicados com Azmacort Inalador Oral manifestaram rouquidão, garganta seca, irritação de garganta e secura de boca. Raramente foram relatados sibilos e tosse, bem como edema facial. Em geral, tais efeitos adversos foram leves e transitórios.

Composição

Cada frasco com 20 g contém: acetonido detriancinolona 60 mg, excipientes q.s.p. 20 g. Excipientes: álcool etílico e diclorofluorometano.

Apresentação

Inalador oral contém 60 mg de acetonido de triancinolona em um recipiente de 20 gramas que libera, no mínimo, 240 ativações. É fornecido um adaptador oral e um folheto ilustrado de instruções para o paciente sobre o uso adequado. Caixa com uma unidade.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

SAC: 0800-112300