Benefícios do Própolis


A própolis age como um imunoestimulante, quer dizer que é um estimulante natural para ajudar no desenvolvimento das células que produzem anticorpos, tendo ação fortalecedora do imunológico e deixando cada vez mais resistente em relação as doenças e também infecções. A própolis pode ser usada nos tratamentos de amigdalites, hemorroidas, estomatite, gengivite e outras doenças que estejam relacionadas a inflamações superficiais. Nesses casos faça o uso do extrato alcoólico, pois ele é capaz que produzir uma espécie de película protetora, quando usado na região que esteja com o problema, pois fornece benefícios de uma forma mais rápida e em menores espaços de tempo. Doenças dermatológicas podem ser tratados com auxílio do propólis, por exemplo : queimaduras de qualquer que seja o grau. Saiba mais em : Benefícios do Própolis.

Benefícios do Própolis

O própolis fornece ação antioxidante, que age em bloqueio dos radicais livres sobre nas células que estejam saudáveis. Esse antibiótico também conserva as funções presentes na vitamina C, que tem a função de agir contra o enevelhecimento precoce. A própolis age até mesmo em combate as bactérias presentes na boca. Existem elementos responsáveis por essa função, são conhecidos pelo nome de : compostos fenólicos, são esses elementos que quando presentes no corpo, fornecem inúmeros benefícios para a saúde. Os compostos fenólicos são os responsáveis por manter a cor dos dentes, além de agir contra cáries e doenças periodontal. Os compostos fenólicos estão presentes em doversas composições de cremes dentais. Pesquisas feitas com os extratos etanólicos de própolis concluiram que o efeito da sua anestésia chega a ser de 3 a 5 vezes maior que à cocaína, antigamente o própolis era utilizado como anestésico quando era preciso fazer algum procedimento dentário na União Soviética.

Benefícios do Própolis

O própolis é bastante usado como remédio em diversos lugares. É um importante antibiótico que serve para fortalecer do sistema imunológico, agindo como prevensor e também curando diversas doenças. Pesquias comprovam as várias propriedades biológicas e terapêuticas do própolis:

  • Age no tratamento de infecções como casos de: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
  • Age como fortalecedor imunológico por ter ação de linfócitos, além de servir como estimulante do organismo que esteja mais fraco e ameniza resultados colaterais de prevenção ao câncer e radioterapia.
  • Age prevenindo a pneumonia além de tratar o estado crônico da doença e também a bronquite infantil.
  • Tem ação no tratamento de queimaduras mais sérias, além de refletir sobre as doenças dermatológicas, manchas na pele e também nos cabelos.
  • Age no tratamento de complicações nas vias respiratórias e também urinárias.
  • Tem ação antioxidante no organismo.
  • Age como um estimulante natural das defesas do organismo, principalmente para as pessoas que sofrem com fadiga e imunidade baixa .
  • A própolis é considerado um antibiótico da natureza. Foram feitas diversas pesquisas e a todos os dias é descoberto um novo uso própolis no tratar de diversas doenças.

Quais são os tipos de Própolis

A própolis verde é indicada no tratamento em combate as bactérias, fungos, vírus, além de elevar as defesas do corpo e agir como proteção para a pele de pacientes que estejam fazendo tratamento de radioterapia, prevenindo as radiodermites.  A própolis preta é a mais comum, e encontrada com facilidade. Esse tipo é coletado por abelhas de varias vegetações e suas características não sçao prediminantes de nenhuma planta específica. Em cada região diferente a propolis tem uma tonalidade diferenciada, muitas vezes são a cor cinza claro, ou preto, depende muito da localidade.

Como consumir a Própolis

Dosagem indicada para crianças

É recomendado de 3 a 5 gotas algumas vezes no dia. Dilua o própolis em uma colher de sopa de água mineral, que não contenha gás.

Dosagem indicada para adultos

É recomendado em média de 15 a 20 gotas uma vez no dia. Diluía o ´própolis em meio copo com água mineral, que não contenha gás.

Cortes

Nos casos de cortes, depois de lavar a ferida com muita água, utilize um algodão para fazer o processo, pegue extrato de própolis, passe no algodão e em seguida no local do corte. Vai arder um pouco. Faça isso de duas ou quantas vezes mais for preciso no dia vezes ao dia, em seguida tampe com uma gaze.

Efeitos colaterais e contraindicações

As quantidades de própolis que devemos consumir precisa ser observada, e de uma forma equilibrada. O alto consumo de própolis precisa ser regular, pois ele contém altos níveis de açúcar na sua composição. Pessoas que tenham diabetes precisam ter cuidado quando consumir esse antibiótico, e essa observação também fica para as pessoas que tenham chances de ter diabetes. Um dos seus efeitos também é a alergia em algumas pessoas, e consuma a própolis de forma regular, pois ela pode deixar manchas nos dentes.