Benefícios do Óleo de Rícino


Para muitas pessoas esse óleo é desconhecido. O óleo de rícino é composto por elementos que auxiliam no crescimento da sobrancelha, trata a acne, contribui para o crescimento dos cílios, crescimento dos cabelos e vários outros benefícios. Manchas causadas pelo sol também podem ser tratadas com esse óleo. A planta que produz esse óleo é bastante conhecida a muitos anos desde a antiguidade. Saiba como o óleo de rícino pode te ajudar nesses e outros tratamentos. Confira tudo aqui : Benefícios do Óleo de Rícino.

Benefícios do Óleo de Rícino

O óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, que é conhecido cientificamente pelo nome de ricinus communis, uma muito conhecida aqui no Brasil. As sementes da mamona são compostas por mais ou menos de 40 a 50% de óleo, que contém uma grande quantidade de ácido ricinoleico e que diferente delas não contém toxina, já que a ricina não é solúvel em óleo. Hoje em dia o óleo tem uma nova apresentação, até por que apresenta uma redução de gastos como um elemento para a economia e também a conservação do ambiente, que também pode ser utilizado como biodisel.

Benefícios do Óleo de Rícino

A mamona tem grande uso desde a antiguidade no Egito. Essa planta conta com benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, podendo ser usado de várias maneiras. Outros benefícios conhecido pela planta foram reconhecidos a pouco tempo. O óleo de rícino é conhecido a muito tempo por vários médicos, principalmente na época que não existiam muitos recursos tecnológicos e as limitações eram reduzidas. Por mais que seu gosto não agrade muitas pessoas, o óleo é formado por uma série de particularidades que ajudam na terapia e na medicina.

Benefícios da Mamona

Essa planta não é tão conhecida pelo nome, porém muitas pessoas conhecem de vista. Pra quem não conhece, a mamona graças ás suas particularidades, pode ser usada no combate aos parasitas presentes no intestino e quando utilizada de forma externa pode ter ação no combate a herpes, erupções, feridas, calvície, queimaduras e eczemas.  As folhas dessa planta também são usadas para tratar hemorroidas. O óleo de rícino é utilizado na regularização intestinal e também tem ação purgante. Para as unhas descamadas e cutículas secas. Fortalece os cabelos e previne as rugas. Essa planta pertence a família das Euforbiáceas. Um dos seus nomes populares são : mamoneira, palma-Christi, carrapateiro e rícino. Essa planta é formada por folhas grandes palmadas e frutos meio redondos com espinhos e que tenham três sementes no lado de dentro. A mamona chega a medir 3 metros de altura, seu é caule aprumado. As folhas dessa planta são diferentes, usadas para tratar hemorroidas. O óleo de rícino é utilizado na regularização intestinal e também tem ação purgante. Para as unhas descamadas e cutículas secas. Fortalece os cabelos e previne as rugas.

Também faz parte de tratamentos mais corriqueiros, trazendo benefícios contra:

  • cabelos que caem com facilidade;
  • constipação no intestino;
  • infecçção causada por fungos;
  • complicações na mestruação;
  • complicações gastrointestinais;
  • acne;
  • sintomas de enxaqueca;
  • queimaduras causada pelo sol;
  • inflamação.
  • Esse óleo conta com o efeito laxante, até por que ele auxilia na retenção de líquido no intestino e podendo causar algum tipo de irritabilidade nas mucosas, causando a desobstrução intestinal. Esse resultado foi um dos mais usados pelo óleo de rícino, que é conhecido pela eficiência e segurança. É recomendado consumir uma colher do óleo na parte da manhã, ou você também tem a opção de misturar para que seja consumido melhor juntamente com o sabor do suco. Não é indicado consumir o óleo por mais de três dias consecutivos.
  • O óleo de rícino é usado no tratar das micoses, e normalmente tem grande resistência nos tratamentos, o óleo tem resultado eficiente, até por que conta com sua ação antifúngica.
  • O óleo de rícino tem grande utilidade na pele, até por que ela conta com resultados emoliente, que entram na pele proporcionando e favorecendo a desenvolvendo uma melhor produção de colágeno e elastina, agindo na prevenção das rugas e linhas de expressão. Esse óleo auxilia no tratamento de espinhas, furúnculos, verrugas, pele ressecada, dermatites, entre outras doenças.