Benefícios do Molho de Limão


O limão é uma fruta bastante conhecida, principalmente pelo fato de ajudar na redução de medidas e dar um sabor diferenciado aos pratos brasileiros. O limão pode ser consumido na forma de suco, adicional aos petiscos e também na forma de molho de limão. É uma fruta com sabor muito exótico e bastante ácido. Ajuda a complementar diversos pratos e sem falar que o limão tem várias utilizades domésticas. Essa fruta tem grande importância na culinária e também ajuda no processo de emagrecimento. Ficou curioso? Saiba mais em : “Benefícios do Molho de Limão”.

Benefícios do Molho de Limão

O limão é uma fruta muito consumida nas refeições brasileiras, seja em forma de suco, ou até mesmo servido como um adicional em petiscos, ou pratos. O limão dá uma acidez nos alimentos, sejam eles carnes, guisados ou peixes. O limão é bastante utilizado em casos de cura de dores de estômago, desinfetação de feridas e a melhora de resfriados e também irritações na garganta. Você pode comer sem saber, mas o limão cotem em seus nutrientes inúmeros benefícios e propriedades. O limão nos produz inúmeros benefícios, se consumido diariamente.

Já se sabia desde 1742 que consumir o suco de limão impedia o desenvolvimento do escorbuto. O escorbuto é uma doença na qual aborrecia os marinheiros daquela época. Mas, apenas nos anos de 1938 pesquisas reconheceram a substância que é responsável por combater a enfermidade : vitamina C (nutriente que tem poder antioxidante e faz efeito detox no organismo, limpando de impurezas que impedem ou dificultam a perda de peso). Ao todo, estima-se que existam cerca de 100 espécies no mundo. No Brasil encontramos quatro tipos principais: tahiti, galego, siciliano e cravo. Por produz um efeito anti-escorbuto, deu-se origem ao nome científico, sendo chamado de : ácido ascórbico. Entre os principais benefícios da fruta está a eliminação de gordura corporal, o que pode ajudar a perder barriga e acabar com os indesejados pneus. O limão contém uma substância chamada de : limoneno, que age como protetor contra os radicais livres (moléculas que são associadas ao envelhecimento precoce e outras doenças).  Não há grandes diferenças entre os valores nutricionais presentes nos diversos tipos de limão.

 Por ter a condição de ser o principal agente anti-oxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desentope as artérias, agindo como removedor das placas gordurosas (conhecidos como : ateromas). Essa fruta tem a finalidade de fortalecer o sistema imunológico, retardar o envelhecimento precoce, bloquear os radicais livres, assim agindo como fruta preventiva ao câncer. O limão age como fortalecedor capilar, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares. O limão age como agente principal na formação de colágeno (proteína do tecido conjuntivo). O limão age prevenindo equimoses, favorece a cicatrização da pele e mantém fortes e sadios os tendões, que conectam o músculo ao osso, e os ligamentos, que interligam os ossos entre si.

Benefícios do Molho de Limão

Também é importante aliado na luta contra o inchaço, além de reforçar o sistema imunológico e afastar gripes e resfriados. O limão ajuda na digestão porque estimula o fígado a produzir mais enzimas digestivas, melhora a ação da bile (que digere as gorduras), tem uma composição química semelhante à da saliva e do ácido clorídrico produzido pelo estômago atuando na digestão de amidos e proteínas, e ainda estimula a função intestinal, ajudando a corpo a eliminar os resíduos com maior eficiência.

Como fazer o Molho de Limão

Essa fruta geralmente não é consumida in natura, tem aquelas pessoas que até gostam, porém, ela é mais consumida na forma de tempero para salada, suco, ingrediente para pratos, e várias outras maneiras. Caso você não saiba qual seria uma das melhores formas de consumir o limão, vamos te ensinar a fazer um delicioso molho de limão que serve como adicional à diversos pratos e sem falar que ele ajuda no processo de perda de peso.

Modo de preparar – O que será necessário ?

  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda inteiros
  • Raspa da casca e o suco de 2 limões
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de coentros picados – ou salsinha
  • Pimenta preta recém moída

Modo de fazer

Em uma tigela, coloque o alho, mostardo, casca e suco de limão e amasse, misturando e moendo bem todos os ingredientes. Adicione em seguida o azeite e o coentro, sempre mexendo bem. Adicione, por fim, a pimenta a gosto. Consuma fresco com batatas quentes, saladas, peixes entre outros alimentos ao seu gosto.