Benefícios do Espinafre


O espinafre é composto por uma grande quantidade de nutrientes, particularidades que auxiliam na regulamentação do organismo, pelo seu alto conteúdo é formando por água e rico em minerais e outros nutrientes. Esse alimento pode ser consumido cru, e também cozinhado e até mesmo como acompanhamento de outros alimentos. Saiba escolher o espinafre no momento da compra, os que estão bons para consumo e novos iram apresentar uma cor muito verde e radiante, sua textura será dura e lisa. Saiba mais em : Benefícios do Espinafre.

Benefícios do Espinafre

Esse alimento tem um sabor leve e grandes quantidades de nutrientes. O espinafre oferece diversos benefícios principalmente para as mulheres gestantes e para os seus filhos, tudo isso por causa da sua alta quantidade de ferro e cálcio. Essa planta é composta por vitamina A, vitamina C, vitamina B e vitamina K. Sem falar que a acerola também é formada por diversos minerais como o ferro, o cálcio, magnésio, manganês, potássio e sódio. Independentemente de ser formado por uma alta quantidade de benefícios para a sáude ele é composto por uma quantidade muito pequena de gordura. O espinare oferece somente 23 calorias a cada 100 gramas da sua ingestão. Esse alimento é formado por antioxidantes e fibras alimentares.

Benefícios do Espinafre

Por ser formado por altos valores de vitamina A e C, além das fibras, do ácido fólico e outros 13 fitonutrientes variados,  o espinafre tem particularidades que são usadas em combate as células do câncerOs seus flavonoides, consideravéis antioxidantes, tem a capacidade de retardar a divisão das células no câncer de estômago e no câncer de pele. Os fitonutrientes e a agilidade oferecida pela fibra serve para diminuir as chances dos seguintes tipos de cânceres : câncer de mama, câncer do colo do útero, câncer de próstata e o câncer de cólon. O espinafre é recomendado em especial para mulheres grávidas e crianças, até porque ele conta com propriedades que auxiliam na prevenção da anemia e da falta de nutrição, pois o espinafre é formado por uma quantia considerável de ferro e vitaminas de alta importância e cálcio, que contribui para o desenvolvimento dos ossos e da dentição das crianças e previne que a grávida tenha complicações futuras com a osteoporose.

Consumir o espinafre auxilia na prevenção da arteriosclerose, até porque ele é formado por uma grande quantidade de beta-caroteno e vitamina C, antioxidantes populares, que evitam a estabilidade de colesterol LDL nas artérias e nas veias. O ácido fólico presente, ou folato, auxiliam nesse processo, evitando possíveis de infartos ou acidente vascular cerebral. O espinafre também conta com auxílio do magnésio, que contribui na manutenção da pressão das arterias, deixando-as livre de complicações.

Tabela nutricional do Espinafre

 

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 4,62 kcal 0,23 %
Pontos* 0
Carboidratos 0,91 g 0,3 %
Proteínas 0,63 g 0,84 %
Gorduras totais 0,1 g 0,17 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 0,56 g 2,26 %
Sódio 0 mg 0 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Receitas com espinafre

Salada italiana

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • 200g de espinafre (mais ou menos ½ maço);
  • Azeite e cebolinha verde;
  • Endro (aneto ou dill);
  • Pimenta-do-reino;
  • 1 alface;
  • Suco de limão;
  • Sal a gosto

Preparo

Lave e corte a alface e o espinafre cru. Tempere com suco de limão, pimenta-do-reino, sal e azeite à vontade. Misture a salada com um pouco de cebolinha verde picada e endro. Para finalizar, acrescente o queijo parmesão ralado.

Panquecas de Espinafre

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 maço de espinafre limpo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  •  2 ovos batidos.

Preparo

Cozinhe o espinafre e, em seguida, o fatie em pequenos pedaços. Acrescente a farinha de trigo, o sal e os ovos batidos e misture até a massa ganhar liga. Frite em frigideira bem untada, usando ¼ de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.