Benefícios do Chá de Caruru


Poucas são as pessoas que conhecem essa planta pelo nome, na verdade ela é bastante conhecida de vista.  Alguns olham para o caruru como se fosse um mato qualquer, mas poucos deles imaginam que essa planta podem até mesmo tratar a gonorreia. É importante que as pessoas saibam que essa planta apresenta diversas utilidades, agindo na cura de doenças, tratando complicações e agindo contra o aparecimento de futuras doenças. Saiba mais em : “Benefícios do Chá de Caruru”.

Benefícios do Chá de Caruru

O caruru é conhecido cientificamente pelo nome de Amaranthus viridis. É conhecido por outros nomes, como : ​Caruru-de-Cuia, Caruru-Roxo, Caruru-de-Mancha, Caruru-de-Porco, Caruru-de-Espinho, Bredo-de-Chifre, Bredo-de-Espinho, Bredo-vermelho. Essa planta pertence a espécie Amarantáceas e é uma planta existente em várias partes do Brasil. Em qualquer que seja a região, é fácil localizar ramo de Caruru. Essa planta é facilmente encontrada por se adaptar em diversas condições, muito conhecida por “invadir” as plantações, e algumas pessoas chegam a pensar que ela não tem nenhuma utilidade e acabam não dando a atenção que a planta precisa. Essa planta é muito popular no estado da Bahia e chega a fazer parte de diversas culturas, principalmente das famílias de classe social baixa. As pessoas que conhecem o Caruru, fazem chá e alimentos com essa planta.

Benefícios do Chá de Caruru

Essa planta é muito popular nas regiões do nordeste. É conhecida por ser uma planta daninha, por que ela é bem resistente ao solo, mesmo depois de tentar arrancar essa planta ela ainda deixa restos no solo, que pode se propagar naturalmente. Muitas pessoas conhecem essa planta, pode não ser pelo nome, mas está praticamente em todos os lugares, depois de saber a forma que ela é, você irá perceber. Em especial suas folhas e raízes tem particularidades curativas e preventivas. Essa planta pode ser um remédio natural para o tratamento da gonorreia. Pessoas que estejam com problemas de ressecamento da pele, podem contra com ajuda desta planta até porque ela dá ao rosto uma aparência mais hidratada, pois ela conta com particularidades emolientes. Ela age no tratamento da gonorreia, por que ela conta com particularidades antibacterianas que diminuem os sinais da doença.

Essa planta ainda pode ser um laxante natural, pois, podemos encontrar a mucilagem presente nas folhas. O Caruru conta com propriedades que parem com a hidropisia, que é um estado clínico que resulta no acúmulo de líquidos nos tecidos ou cavidades do corpo. Essa complicação atinge uma grande porcentagem de mulheres no período da menstruação, então, nesses casos é indicado ingerir o chá de Caruru quando a mulher estiver passando por este período e estiver com essas crises. O chá de Caruaru é usado em especial nos casos de amamentação, pois, ele auxilia  na produção de leite.

Informação nutricional do Caruru

Componentes Quantidade por 100 g de Caruru
Energia 23,5 g
Proteínas 1,10 g
Gorduras 0,30 g
Carboidratos 4,40 g
Cálcio 538 mg
Fósforo 76 mg
Potássio 463,7 mg
Vitamina A 740 mcg
Vitamina B2 240 mcg

Modo de utilizar

Podemos consumir o Caruru por inteiro. Podemos comer as sementes de caruru torradas, em pães ou em qualquer outra receita. Podemos refogar, misturar com outros alimentos. Essa planta é muito gostosa e bastante usada em diversas partes do nosso país.

Chá de Caruru – Modo de fazer

Para o preparo, em um recipiente, coloque 1 litro de água para cada 100 g da planta. Leve ao fogo e, a partir do momento que alcançar fervura, cronometre dez minutos. Desligue o fogo e abafe por mais alguns minutos. Em seguida, basta coar e adoçar se achar necessário. A dose indicara é de uma xícara duas vezes por dia.