Benefícios do Angico


Que tal conhecermos uma planta que trata complicações como a asma, bronquite e até mesmo coqueluche ? O angico é uma árvore e seus benefícios tem ação adstringentes. Foram feitas diversas pesquisas constatando que a sua casca é composta por uma série de benefícios e propriedades que auxiliam no desenvolvimento do organismo. Essa árvore tem benefícios que auxiliam na dimuição dos sinais da faringite. Ficou curioso ? Saiba mais em “Benefícios do Angico”.

Benefícios do Angico

O angico é uma árvore com várias características medicinais, principalmente quando usamos a sua casca. O xarope preparado com o angico é eficaz no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, a bronquite e a tosse. Isso porque ele age expectorante, além de suas utilidades adstringente, depurativa e hemostática. No entanto não é apenas para isso que essa árvore serve, pois estudos afirmam diversas características medicinais contidas na casca. Seus constituintes químicos são: corante, mucilagem, resina e taninos, que colaboram para as boas propriedades da planta.

Benefícios do Angico

 

Ela pode ser usada nos casos de bronquite, coqueluche, asma. O xarope da casca dessa planta é utilizado em casos de diarreias e anginas. Suas características adstringentes, depurativas e hemostáticas são produtivos em diversos casos, até mesmo para gonorreia e leucorreia. A goma dissolvida trata doenças respiratórias como asma, bronquite e tosse. Casos mais comuns de gripes e resfriados também se beneficiam com o tratamento providenciado pela casca da árvore. É usada no combate ao raquitismo. Reduz problemas nos pulmões e cura certas inflamações como a faringite. Debilidade orgânica pode fazer parte dos tratamentos promovidos pelo chá.

Como preparar o Chá de Angico

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de casca de angico
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou mel para adoçar

Modo de Preparo

Adicione um litro de água em uma chaleira e leve ao fogo. Espere até que a água comece a ferver e então desligue o fogo. Adicione uma colher da casca da planta e fique misturando por algum tempo, depois tampe. Deixe abafado por 10 ou 15 minutos, descansando. Depois é só coar, adoçar com açúcar ou mel (mais indicado) à gosto e tomar uma xícara três vezes ao dia.

Modo de usar o chá de Angico

Uso Oral

Adultos

  •  Administrar uma colher (sopa) ou 10 ml de Angico de 6 em 6 horas.

Crianças 

  •  Administrar uma colher (chá) ou 5 ml de Angico de 6 em 6 horas.

Não usar este medicamento em crianças menores de 6 anos de idade sem a orientação médica.

Receita de óleo

Este óleo pode ser utilizado em problemas de pele e também como um laxante. Para fazer este remédio caseiro basta utilizar 200 gramas de entrecasca da planta, óleo de soja e um pote de vidro com tampa. Coloque a casca de angico no pote e complete com óleo de soja.

Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 30 minutos. Depois é só desligar o fogo e deixar esfriar. Para usar o óleo para casos de problemas intestinais ou respiratórios, basta tomar uma colher todos os dias pela manhã em jejum. Em problemas de pele, aplicar topicamente o óleo, e massagear a região afetada.

Xarope caseiro simples do angico

Planta medicinal: Angico (Anadenanthera macrocarpa)

Material utilizado: A entrecasca do angico, água e açúcar.

Modo de preparar o xarope caseiro do angico:

Colocar para ferver, em uma panela esmaltada ou de inox, uma xícara das de chá de pequenos pedaços da entrecasca para cada xícara das de chá de água. Deixar ferver por cinco a dez minutos. Apagar o fogo e deixar tampado. Deixar esfriar. Coar. Levar ao fogo baixo, em uma panela também esmaltada ou de inox, uma mistura de uma xícara das de chá de açúcar para cada xícara das de chá do angico. Mexer sempre. Cozinhar até formar uma calda. Apagar o fogo. Deixar tampado por duas horas. Guardar em vidro apropriado e limpo.

Quando e como usar o xarope caseiro do angico:

  • Indicações: Tosse, gripe e catarro no peito.
  • Modo de usar:Tomar uma a duas colheres das de sopa, três vezes ao dia. Crianças: tomar a metade desta dose. Fazer o tratamento durante o tempo necessário à cura.
  • Contra-indicações: Para gestantes, lactantes, diabéticos, crianças menores de um ano e pessoas com história de sensibilidade a alguns componentes químicos do angico.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de Angico

Assim como todas as outras ervas, existem algumas contraindicações sobre o consumo do angico. Lactantes e gestantes são as essenciais pessoas que não devem ingerir, pois a planta acaba sendo tóxica nessas situações. Ingerir o angico em exagero é um erro, já que pode provocar lesões no septo nasal e nas mucosas da boca. Folhas secas e sementes têm efeito alucinógeno, o que pode ser muito perigoso. Se tiver uma planta dessas na fazenda, é melhor manter em um lugar bem longe do gado, pois as folhas são tóxicas para esses animais.