Benefícios do Abricó


Essa fruta é bastante conhecida não só por esse nome, mas sim por outros nomes populares. O abricó é muito famoso também pelo nome de damasco. Essa fruta é bastante consumida em diversas regiões brasileiras, sem falar que ela também tem diversos benefícios. Um dos seus benefícios principais é a perda de peso, até por que ela conta com uma pequena quantidade de calorias e de fibras presentes nessa fruta. O abricó também combate a anemia. Gostou de saber ? Confira mais em : “Benefícios do Abricó”.

Benefícios do Abricó

O abricó é também conhecido pelo nome de damasco. Essa fruta tem característica arredondada e pequena. O abricó tem a casca e a polpa amarela, brevemente rosadas ou alaranjadas. O abricó pertence à família do pêssego, mas é menor que o pêssego e tem o sabor mais ácido. Tanto o fresco como o seco podem ser consumidos ao natural ou usados na preparação de pratos doces ou salgados. O abricó pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos alimentícios. Saiba mais sobre a fruta, com o artigo a seguir.

Os primeiros registros de cultivo do abricó foi na China, cerca de três mil anos antes de Cristo. Provavelmente, o damasco chegou à Armênia trazido pelos mercadores que percorriam a Rota da Seda. As quantidades indicadas para uma boa alimentação, são cerca de 50 gramas de damasco seco ou cerca de 4 a 5 unidades de damasco fresco. Um damasqueiro pode atingir uma altura de até 7 metros de altura.

Lista de benefícios do abricó 

  • Rico em nutrientes : O abricó seco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea
  • O abricó contem vitamina C : Os frutos de abricó contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.
  • O abricó age na prevenção do câncer : Por conter em seus nutrientes poderosos antioxidantes encontrados no abricó ajuda a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células e DNA. Pesquisas recentes comprovam que as sementes do damasco combate o câncer devido ao seu teor laetrile. Laetrila, também conhecida como B17, é uma substância controversa encontrada em sementes (também conhecidos como “poços” ou “grãos”) de damascos.
  • Auxilia na perda de peso: Essas deliciosas frutinhas tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Além disso, a fibra de abricós pode ajudar a manter um nível de peso saudável.
  • A fruta contém altos níveis de antioxidantes: O abricó é uma boa fonte de vitamina C e também uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.
  • Repõem energias: Consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos.

Benefícios do Abricó

  • O abricó é rico em fibras: A alta quantidade de fibras que existem nos abricós oferecem uma variedade de benefícios à saúde. É também uma boa fonte de fibras, o que pode prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.
  • Contribui para a saúde dos olhos: Frutas como abricó, por exemplo que são ricos em vitamina A e carotenóides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.
  • Ajuda no combate a anemia: Por contêm uma boa quantidade de ferro e de cobre, os damascos podem contribuir para a formação da hemoglobina.
  • Contribui para a saúde da Pele: Ao esfregar o óleo de abricó sobre a pele pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças como eczema e sarna.
  • Contribui com a saúde do coração: O beta-caroteno encontrado no abricó é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e desintoxicar o sangue.

Sobre o abricó

Abricó tem ação antioxidante, anticancerígena.

Uso: O abricó é muito rico em betacaroteno, uma das formas de se obter vitamina A, que pode prevenir o acúmulo do colesterol nas artérias, e, portanto, prevenir doenças cardíacas (três pequenos damascos frescos oferecem  2.770 UI de vitamina A; 1/2 xícara – 250 ml – de damascos secos contém 8.175 UI). É também rico em vitamina B2, potássio, boro, ferro, magnésio e fibras, além de auxiliar a normalizar a pressão arterial e as funções cardíacas e a conservar a normalidade dos fluidos do organismo. Não contém nada de sódio nem gordura, portanto, fresco o abricó é recomendado sobretudo para mulheres, pois é boa fonte de cálcio e excelente fonte de vitamina A.

Compra e conservação: Escolha abricó firmes e frescos, cuja cor varie de amarelo-escuro a laranja. Conserve-os em lugar fresco e seco por até uma semana.

Suco: Escolha abricós firmes e frescos, cuja cor varie de amarelo-escuro a laranja. Não descasque se forem orgânicos, mas não use o caroço. O suco de abricó combina bem com o suco de frutas vermelhas. Cerca de 4 damascos (500 g) rendem 1  1/2 (375 ml) de suco.

Polpa: Abricó  secos adoçam mais as vitaminas. Escolha abricó secos sem sulfato, sobretudo em caso de alergia