Abcesso Dentário – Causas e Tratamentos


Um abcesso dentário é o acumulo de pus na região da gengiva, surge em consequência de uma inflamação de dente, uma carie, gengivite ou trauma, inflamação periodontal, sendo um dos problemas bucais mais irritantes. A medida que o abcesso acumula pus em seu interior , por que existe uma infecção bacteriana relacionada com dor e desconforto, sendo ela inesperada ou contínua, ocasionada de inflamação, vermelhidão, gosto ruim na boca, mau hálito,  causando dificuldade para se alimentar, devido a sensibilidade nos dentes e dependendo do caso até febre. Saiba mais sobre abcesso dentário, suas causas e tratamentos, acessando aqui:

Abcesso Dentário

Causas do Abcesso Dentário

Recebe-se o nome de abcesso dentário, devido a formação de pus em uma pequena cavidade, formada próxima à raiz do dente, com cor avermelhada, no que resulta em uma infecção. O abcesso quase sempre se inicia na área central do dente e se espalha para o osso adjacente. Este pus líquido no interior desse abscesso, é formado por causa da morte das células desse tecido, dos microrganismos e glóbulos brancos. Dependendo do estágio do abcesso, ele pode crescer ou senão ficar bem pequeno. Quando há sujeira ou um corpo estranho na área infectada, aumentam as chances de formação de um abcesso cada vez maior. Os abscessos não têm um local específico para se desenvolverem, podendo assim aparecer em qualquer órgão e até nos tecidos debaixo da pele, ele torna-se perceptível, principalmente, devido a  um inchaço ou pode chegar a causar uma desfiguração facial. Gengivas vermelhas, pus, gânglios linfáticos também podem ser sintomas de abcesso dentário. Existem dois tipos de abscesso: agudo e crônico.

Abscesso agudo: A agressão é mais violenta, de forma aguda quando o paciente apresenta inchaço na boca de inicio abrupto, causando muita dor.

Quais os sintomas do Abcesso Dentário?

São vários os estágios do abcesso, começa por uma dor ao tocar, com tendência de piorar cada vez mais com o passar do tempo,  se não identificado logo, a dor aumenta chegando a causar outros sintomas como febre,  mal-estar e calafrios, suores, lembrando que o abscesso é uma infeção que existe no corpo. A pele ao redor do abscesso está inflamada avermelhada, e quente.  Se o caso for ainda mais grave, a pessoa apresenta sintomas de febre alta, o abcesso cresce chegando a ficar do tamanho maior que meia polegada de diâmetro, o ideal é consultar um médico desde o início do problema.

Abcesso Dentário - Causas e Tratamentos

Tratamentos do Abcesso Dentário

Se o abcesso é o resultado de cáries dentárias ou fissuras:

  • Na parte superior do dente é perfurado através do furo;
  • Pus e tecido morto no interior do dente removido;
  • Limpa a limpeza do nervo e canal. O dente é selada.

Se o abcesso resultante de infecção apareceu entre os dentes e gengivas:

  • Um abscesso é aberta e cuidadosamente limpos de pus;
  • A superfície do dente é limpo de sujidade e pomadas.

Em alguns casos, você pode precisar de cirurgia para prevenir a recorrência da infecção. Por isso é sempre bom procurar um dentista para que ele analise e se necessário pode receitar medicamentos como Antibióticos, pois são usados ​​para aliviar a dor e infecção. Eles também podem ser receitados para além de uma incisão ou curetagem dentária. Os objetivos do tratamento são a eliminação da infecção, preservação do dente e prevenção contra as possíveis complicações.

Apesar de um pouco assustador, a periodontista Lucélia Ramiro Paes garante que esse é um mal relativamente fácil de se evitar. “Um abscesso está normalmente associado a uma higiene bucal fraca ou a uma dieta muito rica em açúcar. Quando esses dois fatores acontecem juntos então, as chances de infecção aumentam”, diz a especialista.